domingo, 15 de agosto de 2021

Opinião: Lula vem ao Nordeste para desatar nós


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca neste domingo (15) no Nordeste. O petista vem à região para estreitar alianças políticas com governadores e traçar estratégias para as eleições de 2022.

Lula quer aparar arestas para viabilizar a construção de palanques locais e formar base de apoio de legendas como PSB, MDB, Cidadania, PP e Republicanos.

Lula desembarca neste domingo no Pernambuco e fica na região até 26 de agosto, percorrendo, em seguida, os estados do Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia. Ainda não há data confirmada para sua visita ao Ceará.

Entre os aliados, a avaliação é que o apoio dos governadores será de fundamental importância para barrar o avanço da máquina federal no Nordeste e atrair localmente apoios fora do campo da esquerda.

Apesar do apoio maciço dos governadores ao projeto petista, há uma preocupação com o avanço de aliados de Bolsonaro em suas bases eleitorais, atraindo prefeitos e líderes políticos locais com recursos de emendas parlamentares.

Hoje, a maior preocupação do Partido dos Trabalhadores é com a criação do Auxílio Brasil, em substituição ao Bolsa Família, programa criado no início do governo Lula. O novo formato de benefício social pode ter seu valor dobrado, além de outros benefícios.

Nas pesquisas de opinião, Lula é apontado como um candidato associado à estabilidade, mas enfrenta resistências no eleitorado conservador. Lula precisa desatar alguns nós na região, o que não é fácil. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário