Apesar das medidas tomadas pelo poder público de isolamento social, por conta da pandemia do coronavírus, a maior parte dos políticos está mesmo preocupada é com o pleito deste ano, e as devidas articulações para o fortalecimento de seus grupos políticos.
O período é de pré-campanha eleitoral, mas para alguns, a disputa já está nas ruas, o que tem acendido o sinal de alerta para os órgãos de fiscalização, como é o caso do Ministério Público do Estado, que até o momento já instaurou 89 investigações de possíveis irregularidades eleitorais, dentre elas 12 relacionadas às ações voltadas para a pandemia.
São denúncias e procedimentos em fase de apuração, envolvendo compra de apoios políticos, distribuição de kit da merenda escolar, além de vídeos promocionais em rede sociais e até em paginas institucionais, como é o caso do prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor.
Numa ação recente do MP, o prefeito de Iguatu foi enquadrado em ato de improbidade administrativa por ter utilizado as ações da pandemia para promover a sua pessoa.
O fato, envolvendo o gestor, rendeu uma multa equivalente a 1,2 milhão de reais.
Há casos, também sendo investigados nos municípios de Quixelô, Catarina e Acopiara.
Em pleno período de pandemia, com milhares de pessoas afetadas pelo a Covid-19, infelizmente uma grande parte dos políticos não está nem aí para o problema. Uma vergonha!
Nenhum comentário:
Postar um comentário